Como Administrar minha Loja virtual
Para administrar com sucesso uma loja virtual, é necessária atenção sobre os vários aspectos da mesma: Preços, Acesso para o usuário, compreensão quanto às características, preços, formas de pagamento e entrega dos produtos ofertados, necessidade de pessoal, canais de contato, divulgação, etc. Seguem algumas dicas:
Aprenda com a concorrência. Visite seu site, analise sua estrutura e faça melhor;
O preço deve ser competitivo. Compare frequentemente o seu preço com o das concorrentes;
Ao cadastrar produtos, coloque fotos de boa qualidade, mas evite arquivos muito pesados. Um site com imagens muito pesadas fica lento, e quem está comprando online deseja agilidade;
Muito cuidado na hora de inserir a descrição dos produtos: colocar a foto com a descrição incorreta pode trazer grandes problemas, gerando insatisfação do cliente e reclamações;
Negocie com as empresas de transporte o valor cobrado pelo frete, pois muitas vendas são perdidas devido ao valor do mesmo. Também é imprescindível que o prazo para entrega esteja dentro dos praticados no mercado online;
Aceitar cartões de crédito, boleto bancário e débito em conta são as formas de pagamento preferidas da maioria dos clientes. Existem empresas que intermediam estas transações por um valor mensal (Pagseguro, F2B, etc.). Quanto ao parcelamento através do cartão, uma boa jogada é por um valor mínimo para as parcelas, por exemplo, R$30,00;
Na hora das contratações, pense nas tarefas a serem realizadas para determinar a quantidade e o tipo (efetiva ou temporária) de contratações. Algumas das tarefas são: cadastro de produtos, analise a gestão de preços, atendimento ao cliente, manutenção do site, publicidade, avaliação dos resultados, etc;
Quanto ao atendimento, é recomendado ter mais de um canal de comunicação. Entretanto, você pode optar por telefone, e-mail e chat. Quando o contato for pelo e-mail, lembre-se sempre de encaminhar uma notificação de recebimento para o cliente, informando que breve o contato será retornado. Isto passará ao cliente uma sensação de confiabilidade no site;
Para atrair a clientela, uma boa opção é investir em links patrocinados e em buscadores, tais como o buscapé, e-bit, etc. A forma de pagamento do link patrocinado é um valor X por clique. Faça perfis da loja em redes sociais;
Acompanhe constantemente os resultados de sua empresa para ver onde está acertando e onde está errando. Um espaço para sugestões, elogios e reclamações no site é um ótimo termômetro para avaliar a quantas anda a satisfação do cliente, assim como pesquisas sobre como ficou sabendo sobre a loja ajudam a identificar quais os meios de comunicação que mais atraem clientes;
Lembre-se: uma pessoa bem atendida fala de sua experiência para cerca de três pessoas que não repassam a informação, uma pessoa mal atendida fala de sua experiência para o triplo, que relatam a outras pessoas o fato.